sábado, 17 de dezembro de 2011

Q _ _ _ _ _ _ Performance e Intervenção Urbana com sistema telemático de localização geo-socio-cultural (GscPS)

Q _ _ _ _ _ _

Performance e Intervenção Urbana com sistema telemático de localização geo-socio-cultural (GscPS) composto por balões, câmeras, performers e chinelos de dedo



OI FUTURO IPANEMA
Sunday December 18, 2011 5:00 PM

Considerando a natureza transversal e transdisciplinar do evento e a proposta de trabalhar, de forma expandida, a localização do OI Futuro, foi realizado um estudo de campo, durante o qual foi fotografado e filmado o percurso Comunidade do Cantagalo, Ipanema praça General Osório, Praia posto 8. Deu-se início a um trabalho de mapeamento e de reconhecimento da área para que fossem criadas as possíveis ações e atravessamentos para a intervenção urbana proposta. O foco é linha que leva do morro ao mar pela rua Teixeira de Melo. Linha esta que expõem relevos que dificilmente são observado pelo carioca. Os contrastes sócio-econômico, arquitetônico e cultural são gritantes e no entanto tratados como irrelevantes pela comunidade da região. Nossa ação tem como objetivo pontuar esse percurso quase linear com os balões de cor vermelha para melhor contrastar com o verde e o asfalto. A medida que os transeuntes são presenteados com os balões, estes se movimentam nas diversas direções criando de forma poética e sutil uma expansão dessa linha imaginária para a praia, o interior do bairro, das casas.

A ação será filmada de cima por câmeras fixadas em três balões de hélio carregados por três performers. As imagens poderão ser vistas na internet pelo endereço http://www.barbaracastro.com.br/qbaloes/. Os performers vão circular com os balões saindo de uma mesma localização e, após um período de tempo convergir para um segundo local onde se dará o término da ação. As câmeras estarão conectadas a equipamentos que transmitirão as imagens para um sistema de exibição de vídeo streaming, que projeta o conjunto dessas imagens numa tela no auditório que fica no interior do edifício do Oi Futuro.

Serão aplicadas táticas de interação com o público transeunte, bem como marcações que tem como objetivo compor as imagens projetadas. Dentre as táticas foi escolhido como catalizador um elemento comum a grande maioria daqueles que circulam pelos locais visados: o chinelo de dedo. O objetivo é cobrir diversos ângulos dos espaços que compõem o trajeto morro↔mar.



Sobre o grupo A.C.Ho (Antonieta Chegou Hoje)

Rio de Janeiro, 2011



O grupo Antonieta Chegou Hoje- A.C.Ho foi criado em setembro de 2009 com o objetivo de estimular uma prática de intervenções/performances artísticas colaborativas com experimentações em rede telemática junto a artistas/pesquisadores do programa de pós-graduação em artes visuais da UFRJ. O grupo é um anti-grupo. Seus membros são tão efêmeros quanto suas proposições artísticas. O A.C.Ho se constitui a partir da prática experimental direcionada para eventos específicos, e se dilue logo após os mesmos. O título “se criou” dentro do espírito de “fuleragem” proposto pelo grupo Corpos Informáticos e se mantém pelo mesmo motivo. Além da coordenação de Malu Fragoso, o título do grupo é o único detalhe permanente. Uma vez colaborador do A.C.Ho, sempre um potencial colaborador, isto é, as ações estabelecem relações, que por sua vez constituem poéticas artísticas, que geram uma cumplicidade criativa e um vínculo vitalício. Como Antonieta, outros não param de chegar, e não paramos de crescer. A coordenação do A.C.Ho não implica em organizar, direcionar, doutrinar ou burocratizar o que quer que seja mas sim de propor ações. Qualquer colaborador pode propor e coordenar, coincidentemente tem sido a Malu Fragoso. A prática artística está intimamente relacionada com questões contemporânea como: autoria diluída, sistemas colaborativos rizomáticos não hierarquizados, mapeamentos e construções físico/mentais cartográficas, experimentações em tecnologia computacional para macro e micro escalas, imersão em ambientes telemáticos, dentre outras. Todas direcionadas para a performance no contexto ciber/urbano. É nesse sentido que surgiu a performance proposta para o Festival Internacional TRANSPERFORMANCE - Atravessamentos de Campos de Prática Artística Contemporânea.

O Festival Internacional TRANSPERFORMANCE OI Futuro 2011 propõe uma discussão aprofundada acerca do atual estatuto das práticas performativas contemporâneas na sua inter relação com o urbano. Considerando sua natureza transversal e transdiciplinar de forma expandida, analisa as atuais configurações, articulações e atravessamentos entre corpos e campos e suas implicações nos diversos territórios e derivações nas redes. O projeto aborda como eixos conceituais o diálogo, a contaminação e hibridização entre campos de prática artística e investigativa, linguagens, espaços e multisensorialidades. Discute a cidade como corpo atravessado, a instituição atravessada e a prática performativa no cotidiano urbano, entendendo o deambular cotidiano também como forma de performatividade. O Festival apresentará ações, práticas e cartografias performativas - intervenções urbanas, mostra de vídeoperformance em espaços públicos, convocatória internacional aberta new media videoperformance art para internet , workshops dialógicos, leitura de portfólio | clínica, conferências e publicação


--

Nenhum comentário:

Postar um comentário